15 de junho de 2010

Valorizando o outro

Por Marcos Lodi:

Alcançar o equilíbrio é uma busca constante. Por diversas vezes nossa capacidade de conter as emoções e não se deixar abater pelos problemas é testada. Precisamos “sobreviver” a estes exercícios para que seja possível vencer no futuro.

Os empecilhos vêm de várias formas. Geralmente afetam nosso ponto fraco e nos deixa flexíveis e insensatos em inúmeros casos. O descontrole causa conflitos e gera palavras malditas, muitas dirigidas de modo agressivo e para pessoas que nada tem a ver com nossas aflições. São o chamado “porto seguro” do desespero. Amigos, familiares ou até mesmo o cônjuge que não influenciou na conjuntura do dilema, mas na hora de descontarmos nossa raiva, se tornam os primeiros alvos.

É preciso parar com essa mentalidade. Chega de atirarmos nos outros enquanto o foco é o auto controle. Assuma ética e se coloque no lugar de quem ouve agressões sendo inocente. Dirija palavras solicitando conselhos ou desabafando suas mágoas. Jamais derrame seu ódio nos que te amam.

Com isso, será possível compartilhar a dor de forma racional e descobrir o verdadeiro sentido de trabalhar em grupo. Os demais seres que compõem o mundo e aqueles que estão no seu convívio tem uma função primordial e, por milhares de vezes, desprezada por nós mesmos. Eles se tornam, em diversos casos, nosso ponto de apoio e não um sparring* pronto para apanhar de nossa ignorância diária. Pense nisso e novas vitórias surgirão.


* Sparring é o pugilista que ajuda o outro a treinar. Geralmente, leva inúmeros socos, visto que sua função é testar a capacidade do pugilista bater e receber contra-golpes.

2 comentários:

  1. Sempre fantástico!! é muito exato este texto. Realmente estamos sempre lançando nossas decepções em cima daqueles que mais amamos.
    Fique com Deus, um bjo grande. Ade

    ResponderExcluir
  2. Os que estão mais próximos, são sempre aqueles que acabam levando...e são aqueles que mais amamos....é muito dificil
    Ótimo Texto, Abraços

    ResponderExcluir