Obeso merece respeito




Promover qualidade de vida e inclusão. Com esta bandeira, o Grupo de Apoio ao Portador de Obesidade Mórbida (GAPOM) surge para fazer a diferença na vida de milhares de obesos que sofrem com os transtornos da doença.

É importante prestar assistência direcionada às pessoas portadoras de obesidade que sofrem tanto no aspecto jurídico, nutricional e psicológico. Tudo em busca de um verdadeiro oxigênio para ampliar suas chances de vida.
Deste modo, teve início o GAPOM, com sede no Rio de Janeiro. Mais do que um centro de estudo e alternativas, o GAPOM é um instrumento de resistência contra o preconceito ao obeso, auxilio à saúde e a esperança para a mudança concreta na vida de inúmeras famílias.

Como trabalhamos

Justiça
O amparo jurídico remete aos incontáveis casos de pacientes esperando na chamada “fila do SUS”, pela oportunidade de operar o estômago. São casos muito graves, nos quais somente o aparato judicial consegue resolver questões referentes à internação, exames e a própria cirurgia. Não apenas restrito ao Sistema Único de Saúde, os obesos também sofrem com a falta de suporte de muitas operadoras de planos de saúde. O GAPOM será instrumento de informação e fiscalização.
Somado à isto, o suporte jurídico do GAPOM também exerce função fiscalizadora quanto ao cumprimento das leis de amparo ao obeso.

Nutrição
No ponto de vista nutricional, o GAPOM trabalha em parceria com Universidades a fim de proporcionar acompanhamento individual e especializado. Hoje, no SUS, o atendimento presencial sofre com a falta de estrutura para suprir as demandas. Os estagiários são supervisionados por profissionais especializados. Apesar da cirurgia de redução de estômago ser uma medida muito utilizada para tratar obesos mórbidos, existem outras formas de combate e prevenção. Importante ressaltar que o procedimento cirúrgico é drástico e exige preparação.

Saúde mental
Na questão terapêutica, é fundamental que o paciente tenha acompanhamento direcionado exclusivamente para o seu caso. A falta deste, gera inúmeras sequelas psicológicas e transtornos que, caso não sejam tratados à tempo, podem ocasionar diversas patologias.
Por isso, a terapia no processo de emagrecimento é fundamental para o sucesso dos tratamentos nutricionais, acompanhamentos com endocrinologistas, acompanhamento pré e pós cirúrgico e a consequente perda de peso. Através de parcerias estabelecidas com psicólogos, psicanalistas e psicoterapeutas, o GAPOM possibilita à estas pessoas, a certeza de um acompanhamento correto e fundamental para a sua total recuperação.


Reuniões mensais

Além de o todo suporte aos associados, o GAPOM também trabalha com reuniões mensais, quando são discutidos os avanços na defesa dos obesos, a fiscalização do cumprimento das leis específicas, as novas tendências do ponto de vista da nutrição e acompanhamento psicológico, técnicas, relatos de experiências e palestras referentes ao tema.
Deste modo, o GAPOM faz a sua parte na defesa do obeso, reconstruindo sonhos de vidas que desejam uma “segunda chance” para o melhor convívio social e melhoria na saúde.
A vida pode ser maravilhosa novamente.


Projeto de expansão do trabalho

Medidas à longo prazo
1 – Estabelecer imóvel próprio para a concentração de todos os setores da entidade.
2 – Criar centro de apoio físico com academia direcionada, incluindo hidroterapia.
3 – Atender todo o estado do Rio de Janeiro, assim como agregar pacientes de outras partes do país.


Medidas a curto prazo
( Referente a visibilidade da entidade e representantes no poder público)

1 – Intensificar as reuniões de grupo, com intuito de consolidar o GAPOM e seus apoiadores.
2 – Conscientizar nossos associados sobre a importância da representatividade e promover maior interação com nosso apoiador (representante).
3 – Montar frente de defesa dos direitos do obeso, com pessoas em caráter de fiscalização,  construindo debates e possibilidade de audiências públicas para discutir pautas relevantes.
4 – Construção de plano de alcance político e social com ampla valorização da visibilidade de nosso representante junto ao poder público.
5 – Interação dirigida visando a expansão da visibilidade do trabalho nas redes sociais, possibilitando a criação de pautas jornalísticas para os veículos de imprensa.
6 – Criação de materiais gráficos e a revista oficial da entidade.

Formas de interação: Reuniões presenciais, assim como eventos e campanhas virtuais.

Junte-se a nós! Saiba mais em www.gapom.com.br (Site em Construção) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário