15 de maio de 2010

Um desafio chamado liberdade

Por Marcos Lodi:

É comum entre os seres humanos a busca incessante pelo crescimento profissional e financeiro. A tão sonhada estabilidade é perseguida todos os dias quando escrevemos novos capítulos em nossa existência. Porém, se tentar concretizar essa “meta” de forma avassaladora e irracional, verá esta como o agente causador da infelicidade.

Em primeiro lugar acalme-se, pois não sou contra ter dinheiro e se aprimorar profissionalmente. São coisas fundamentais que transmitem a felicidade. Entretanto, a obsessão a elas pode acarretar a destruição do próprio individuo.

Somos o tipo de criatura que mais teme a morte e mesmo assim a desafia todos os dias. Somos “bombas-relógio”, prestes a explodir, seja de modo repentino ou causas naturais. Estamos sempre a mercê de qualquer fato que encerre definitivamente nosso ciclo na Terra. E assim, onde guardará os valores materiais pelos quais tanto lutou? Os legados sentimentais também escreveram sua trajetória e estes sim, serão lembrados, queira você ou não. O abraço faltante, o beijo esquecido, o “bom dia” sorridente, o “boa noite” compreendido e cheio de amor. As lembranças servirão para entender sua representatividade neste mundo.

Dessa maneira, quero me dirigir a você, reclamante de tudo, obcecado pelas riquezas, insistente na “arte” de não prestar atenção no maior tesouro que a vida lhe deu. Sua saúde está em ordem, fala e pensa com normalidade, mas sempre murmura por tudo que não obtém. Se não sabes valorizar o que possui não pode almejar nada.

O maior obstáculo do homem é conviver com a sua liberdade. Temos o direito de plantar a bondade, o amor e o respeito aos demais. Em contrapartida, muitas vezes usamos nosso livre arbítrio para resmungar, ofender e proliferar o mal estar. Utilize essa maravilha que Deus proporcionou para vencer o desafio proposto. O criador não lhe deu a vida para passear neste mundo e ser considerado “nada”. Ele traçou uma prova de resistência, a mais difícil de todos os tempos, na qual somente você poderá conseguir êxito ou ser excluído. A escolha é sua!

Um comentário:

  1. Oi marcos olha lindo o seu texto viu , de verdade ! parabéns você tem talento para lidar com as palavras.
    Mas estava vendo q você ja teve problemas com a obesidade, pois olha ja tive tbm problemas sérios com isso, mas hj ja consigo me controlar e ja perdi peso, só falta uns 15 kilos agora rs, .. parabéns viu agora mais do que nunca vou passar sempre aki e tomara q o seu exemplo possa ajudar outras pessoas! bjusss da @Rosylenii TT

    ResponderExcluir