17 de outubro de 2010

Vamos reagir

Por Marcos Lodi:

Definir o próprio destino é fruto de sua reação. A capacidade de perceber qual é a resposta correta para resolver o problema é a nossa grande e desafiadora dificuldade.

As reações são diversas, se abrindo para você como leque de opções, sendo boas ou ruins. Podem vir de forma pacificadora, incisiva, violenta, amável e até mesmo estática, quando ficamos no estado conhecido como “sem reação”.

A capacidade de solucionar um dilema está na sua forma de responder a ele. Quem consegue pensar antes tem a vantagem de elaborar alguma coisa, mesmo que não seja a medida mais acertada. Esta reflexão, mesmo que rápida, define o rumo das questões que fazem parte de seu cotidiano. Não tenha receio em relutar um segundo e analisar o que foi apresentado.

As soluções aparecem nessas horas. Sempre quando assumimos esta postura defensiva “preparando melhor” as nossas reações, estas ficam visivelmente mais racionais e não fogem ao seu auto controle.

Reagir de forma turbulenta e avassaladora cria um leão indomável dentro de você. Um animal irracional que mesmo com tanta braveza vira presa fácil na mão do prudente caçador.

Não seja refém de si mesmo para que as situações não te dominem. Podemos considerar o fator reação, na verdade, como termômetro que medirá fielmente o grau de instrução que você segue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário