25 de dezembro de 2012

Natal todos os dias... É possível?

Por Marcos Lodi:

Hoje quero convida-lo a refletir comigo sobre a seguinte pergunta: Já percebeu como em véspera de Natal e Ano novo o movimento nos hospitais cai consideravelmente?

Existem pessoas que chegam a determinada repartição de saúde, todos os dias, a procura da dor. É verdade, acredite! Claro que existem casos reais e urgentes. Porém há um número expressivo de indivíduos “seguidores da enfermidade” em busca de algo simples e necessário. Estou falando de CARINHO.

Quem procura atendimento também não consegue auto diagnosticar essa carência. É preciso consultar e perceber que não tem nada de grave ou ruim acontecendo para retornar ao lar consciente e ao mesmo tempo feliz por estar “curado”. O médico foi o porta-voz das boas novas, o ser “carinhoso” pelas notícias transmitidas.


Essa cura é passageira e logo a dor emocional volta com força total. Ai o melhor caminho, segundo essas pessoas, é procurar o hospital. E começa tudo novamente. Chegam nas emergências exigindo atendimento e logo se dão conta de que está “tudo bem”.

Quando fiquei internado nos tempos de obesidade mórbida conversei com muitas pessoas que estavam ali na mesma situação que eu. Aguardavam atendimento e ficavam pelos corredores do hospital dialogando e trocando experiências. Posso dizem que 80% dos casos relatados a mim eram de profunda falta de carinho com a pessoa em questão. Problemas sentimentais, familiares e profissionais revestidos no escudo da doença.

Isso mesmo! A doença se torna um refúgio que promove a piedade. Enquanto estou mal de saúde o mundo tem pena de mim. Ficando bem, os problemas retornam. Constatou este pensamento absurdo?

O mais triste é saber da existência de milhares de homens e mulheres que sofrem dessa forma. Escondem-se na convalescença e não sabem o quão grande ficarão piores. Os dilemas desta vida estão presentes e aguardando desfecho. Pode adoecer hoje, amanhã ou depois. Todavia, o que precisa ser resolvido será de qualquer forma e os seus medos e adversidades aguardarão a tua presença.

Viva como se todos os dias fossem um verdadeiro Natal. A época natalina representa o nascimento. Portanto não tenha vergonha em nascer de novo todos os dias. As oportunidades surgem também dessa forma.

Feliz Natal e que Deus lhe abençoe abundantemente.

19 de dezembro de 2012

Escolhas

Por Marcos Lodi:


Quando tomamos decisões muitas vezes padecemos de um mal que exige calma e sabedoria para vencê-lo: Ter a independência de nossas escolhas.

Isto se torna um mal porque não produz um clima positivo em nossa convivência. Quando pensamos exclusivamente em nós mesmos, somos obrigados a  fazer com que o outro arque com suas consequências e decisões.

Realmente as escolhas são individuais, porém muitos de nós utilizamos o instinto materno para ditar os caminhos para os outros estabelecendo relação de afetividade a ponto de imaginarmos que o outro não conseguirá prosseguir seu caminho de forma independente.

Tornamos pais e avós de outras pessoas que possuem idade semelhante a nossa. Cuidamos de gente que nem sabe se quer se cuidar.

Deste modo enfrente o desafio de permitir aos outros vivenciarem suas escolhas com liberdade e mesmo que não sejam com desfechos positivos, que a sua vida seja triunfante, porque como a própria bíblia diz “A salvação é individual”. Salve-se para ajudar no futuro àqueles que concretamente necessitarem e principalmente almejarem a sua colaboração.

12 de dezembro de 2012

O mapa do futuro

Por Marcos Lodi:


O futuro é algo magnífico por ser enigmático. Ninguém sabe se vai acordar amanhã com a saúde perfeita, ou até mesmo vivo.  Os soberbos de espírito procuram mostrar incredulidade quanto a existência de um ser superior, porém no fundo padecem das mesmas dúvidas.

Para vivermos um futuro repleto de bons momentos  é preciso viver o hoje. Não fique planejando aquela resposta correta, o abraço sincero, o beijo que todos esperavam. Faça hoje, agora, porque talvez não exista um amanhã.

Podemos escrever o bom futuro a medida que fazemos de nosso presente algo especial. Cria-se uma forte tendência em continuar vivendo grandes emoções e fatos memoráveis. Define-se deste modo o futuro, cheio de surpresas, mas principalmente fruto de suas ações imediatas.

Construa o progresso, estabelecendo uma atualidade repleta de belas notícias. Faça valer para continuar valendo a pena.

6 de dezembro de 2012

Jamais se perca!

Por Marcos Lodi:


Pegue uma nota de 10 reais. Amasse-a, pise, depois pegue e verifique se ela perdeu o valor.

Muitos de nós, seres mortais, somos pisoteados, amassados, escorraçados todos os dias. Porém nosso valor, assim como daquela nota, jamais será perdido.

Quando passamos por problemas, muitas vezes aceitamos a derrota de maneira fácil, sem ao menos “olhar novamente a nota”

O dia em que descobrires que não perdeu o valor e que renascer está em pequenas atitudes, poderá ser tarde demais. Hoje ainda há tempo. Boa sorte!

 

“Ilustração baseada na palestra de Daniel Godri”

2 de dezembro de 2012

Virando o jogo

Por Marcos Lodi:


Deus é misericordioso. Sem esta infinita prova de amor por todos nós, fatalmente estaríamos arruinados.

Mesmo sim, fazer a nossa parte é fundamental. Existem momentos em que é preciso dar um basta e colocar a mente e o corpo na mais perfeita sintonia.

Por isso espero em Deus que Ele possa me confiar o tempo de ressurreição. Deste modo poderei saborear uma nova vitória com mais ímpeto.

Que venham estes novos desafios, porém jamais se esqueça que pela graça de Jesus Cristo você pode dizer “bom dia” para as pessoas ao seu redor.

Obrigado meu Deus!