19 de junho de 2013

Uma questão de respeito

Por Marcos Lodi

Em meio a inúmeras manifestações, gostaria também de externar meu enorme descontentamento perante uma questão importante e desconhecida por muitos: O respeito ao obeso em nosso pais.

Obesidade é doença, embora uma camada significativa da sociedade encare como " falta de vergonha" ou apenas "fechar a boca resolve". As coisas são bem diferentes.

Atualmente são milhares de obesos mórbidos sofrendo em nosso país. A maioria não possui atendimento médico adequado, sofre com a falta de acessibilidade adequada em ônibus, metrôs, aviões. Padecem pelo não cumprimento da lei que obriga locais públicos a reservarem parte de seus lugares para obesos e os mesmos estarem adequadamente instalados em caráter especial. Sentem-se humilhados, excluídos e com isso mais propícios às doenças e a pior delas: A depressão que leva ao óbito.

Obeso merece respeito e não podemos permitir em pleno séc XXI convivermos com situações caóticas envolvendo pessoas que deseja possuir uma vida normal e precisam e querem ajuda. Compulsão alimentar, distúrbios depressivos, crises de ansiedade. Muitos são os sinais que desencadeiam na obesidade mórbida. O tratamento é fundamental e é preciso que este esteja ao alcance de todos. 

A partir de hoje, o blog passará a vivenciar o cotidiano destes brasileiras e brasileiras que clamam pela igualdade dos direitos, pois afinal, obesidade sim precisa ser tratada como doença e inflama seu grito pela cura e assistência correta para nossos obesos. Estaremos de olho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário