16 de julho de 2016

O que causa compulsão?

Por Marcos Lodi

Aos que sofrem de compulsão alimentar, qual é a parcela de culpa da comida? Respondo prontamente: Nenhuma.

Porém, venho observado em muitos relatos, uma grande insatisfação das pessoas com o alimento, como se este fosse o causador da compulsão. E isso não é verdade. A comida é inerte, estática, fica localizada num determinado local e para que seja consumida, tudo depende de nossa vontade. Não é a comida que nos controla, mas nós que exercemos domínio sobre ela. Os horários, quantidade, nível de satisfação. Tudo é proveniente de nossa própria atitude.

Por isso, não se desespere ao ver alimentos perto de você em momentos de descontrole emocional. Saiba analisar o espaço ocupado pelo que você vê não como refugio para seus problemas. Cada gênero alimentício está ali, aguardando a hora certa para ser digerido. Este “momento crucial” é definido por você.

O maior problema está em fazer da “refeição repentina” a companheira das horas malditas. Ninguém te ouve, entretanto sua cabeça sofre. Acha que o mundo vai te entender melhor depois do banquete mal engolido? Creio fielmente que não.

Quão inofensivo é o alimento e tão perversa sua mente. Enquanto fizer de seu pão o vilão será refém do trigo. É momento de ceifar as velhas ideologias e colher novas oportunidades. O que você mais temer proverá sobre ti, porque será o medo que te domina. O pequeno grão ou um grande pote não podem amedrontar a maior criatura que existe neste planeta: Você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário