16 de abril de 2010

Comida em julgamento

Por Marcos Lodi

Aos que sofrem de compulsão alimentar, qual é a parcela de culpa da comida? Respondo prontamente: Nenhuma.

Porém, venho observado em muitos relatos, uma grande insatisfação das pessoas com o alimento, como se este fosse o causador da compulsão. E isso não é verdade. A comida é inerte, estática, fica localizada num determinado local e para que seja consumida, tudo depende de nossa vontade. Não é a comida que nos controla, mas nós que exercemos domínio sobre ela. Os horários, quantidade, nível de satisfação. Tudo é proveniente de nossa própria atitude.

Por isso, não se desespere ao ver alimentos perto de você em momentos de descontrole emocional. Saiba analisar o espaço ocupado pelo que você vê não como refugio para seus problemas. Cada gênero alimentício está ali, aguardando a hora certa para ser digerido. Este “momento crucial” é definido por você.

O maior problema está em fazer da “refeição repentina” a companheira das horas malditas. Ninguém te ouve, entretanto sua cabeça sofre. Acha que o mundo vai te entender melhor depois do banquete mal engolido? Creio fielmente que não.

Quão inofensivo é o alimento e tão perversa sua mente. Enquanto fizer de seu pão o vilão será refém do trigo. É momento de ceifar as velhas ideologias e colher novas oportunidades. O que você mais temer proverá sobre ti, porque será o medo que te domina. O pequeno grão ou um grande pote não podem amedrontar a maior criatura que existe neste planeta: Você!

5 comentários:

  1. Oi, Marcos!!

    Aqui é a *CA*, do Tópico Eavngelicos, na Comu da Ansiedade, no Orkut!

    Muito bom o teu Blog! Continues assim!!
    Tu me parece ser um garoto muito querido, que Deus te abençoe! A gente se encontra lá pelo Tópico!!!!

    ResponderExcluir
  2. OI MARCOS, AMO O QUE VC ESCREVE...QUANDO LEMOS O QUE ESCREVE NOS TORNAMOS PESSOAS MELHORES...QUE TAL COMEÇAR A ESCREVER SEU LIVRO...VC TEM O QUE CHAMAMOS DE DOM DA ESCRITA E O MELHOR É QUE ESSE DOM DEUS DA SOMENTE PARA PESSOAS QUE TEM O CORAÇÃO AJUDADOR, E EU ACREDITO QUE MUITAS PESSOAS SÃO ABENÇOADAS QUANDO LEEM O QUE VC ESCREVE...SE JÁ TEM LIVROS COM SUA AUTORIA, PRECISO SABER O QUE FAZER PARA ACHÁ-LOS...UM ABRAÇO FRATERNAL...

    ResponderExcluir
  3. Querida Maria Claudia

    Obrigado por todo carinho. Com relação ao livro está sendo preparado com muito carinho.

    Um forte abraço

    Marcos Lodi

    ResponderExcluir
  4. OLá Marcos, seu blog e tudo que vc escreve é excelente, parabéns!

    Estou perdida depois de operada na compulsao e no vicio da comida, sei que estpou comendo pouco, mas as vezes me sinto como antes, tenho fé que vou vender, preciso! A comida não vem sozinha pra minha boca né rsss, bjsss

    ResponderExcluir