23 de abril de 2010

Esqueça os gráficos

Por Marcos Lodi

A sociedade insiste em dizer que os resultados só aparecem quando existem números. Esta afirmação é comum para demonstrar sucesso ou fracasso em diversos âmbitos. Se você começa um tratamento para emagrecer, por exemplo, a primeira pergunta feita é: Quantos quilos perdeu?

Sempre convivemos com essa matemática absurdamente cega que nos priva de visualizar o melhor dos resultados. Para quem está sem ingerir bebida alcoólica ou fumar, o questionamento é o mesmo: Há quanto tempo não bebe ou fuma?

Gostaria de refletir sobre a possibilidade de alterar um pouco o curso destas indagações. Por que não perguntar: “Está se sentindo bem? Consegue perceber a melhora?” Estes questionamentos são os mais simples e que geram melhores resultados no aspecto da auto afirmação.

Não fique preso aos números e contas mirabolantes. Se você focar primeiramente essa matemática ao invés do bem estar, seus resultados podem sofrer alterações significativas. Pense nos objetivos alcançados sem ficar lembrando de critérios como tempo e abstinência. Avalie sua qualidade de vida. Verifique se os resultados internos são os melhores possíveis sem usar a calculadora. Sua cura não é pelo que apresentar num papel, mas sim no que demonstrar para as pessoas ao redor através do seu comportamento.

Esqueça o relógio e a balança. Viva intensamente cada dia, vencendo obstáculos e desafiando seus próprios limites físicos e psíquicos. Quando menos esperar, ouvirá declarações maravilhosas e espontâneas de pessoas que começarão a notar seu êxito sem você precisar apresentar nada que comprove seu tratamento. Não existe nada melhor do que o tempo e a ordem. O tempo passa para todos de maneira igual e a ordem organiza suas ações para colher o melhor resultado possível dentro deste período.

Priorize o que sente e não o quanto resistiu. Saiba exalar um belo perfume e todos perceberão a beleza da flor. Não precise mostrar nada a ninguém. Onde há riqueza dos gestos reside a perfeição para os homens.

Um comentário:

  1. Seu Blog foi indicado por uma amiga Sandra, fiz gastroplastia à 45 dias e esta semana estava mto triste, não sei bem mas acho que ainda estou... só eliminei 10 kilos e é claro minhas roupas estão mais folgadas mas, esperava mais..sei lá! Acho que exijo mto de mim. E pra ajudar acabei desmaiando no terminal de ônibus, acho que foi o tal do dumping , fiquei mto tempo sem comer mais de 06 horas e acabei xupando algumas balas que tinha em minha bolsa , foi o maior susto ! Mas já passou , acho que preciso me cuidar mais e realmente REAGIR , pensar em mim e pedir forças novas para Deus ...
    Li algumas postagens suas e sempre que puder estarei visitando seu blog.

    Obrigada pela força vc ajuda mto !

    ResponderExcluir