21 de abril de 2010

Liberdade x Libertinagem: Um obstáculo para vencer a depressão

Por Marcos Lodi

Hoje é feriado em todo o Brasil. É comemorado o dia da Inconfidência Mineira, traduzido em Tiradentes, considerado mártir do movimento. O grande ideal dos inconfidentes se resumia na palavra liberdade. Por isso, aproveitando o ensejo da data quero falar deste tema.

Temos como grande defeito confundir a liberdade com a libertinagem. Com isso, cometemos falhas graves que resultam em problemas para a vida inteira. Somos propícios ao ideal de libertação no aspecto de escondermos atos inconsequentes. Somos livres, crentes que tudo podemos e ao mesmo tempo descobrimos que, de fato, não podemos nada. Isso é culpa da desordem mental e física que praticamos insistentemente.

Na liberdade, a independência se conquista com ações simples e pensadas. Na libertinagem existe um vandalismo interno e externo, focado nas reações e no radicalismo, onde o modo de agir fica em segundo plano, priorizando o “impacto” causado pelas atitudes drásticas que são tomadas. Pessoas que aderem a este pensamento explosivo são repletas de pensamentos acreditando ser ideais, mas que na verdade, não passam de refúgios contra a frustração.

O verdadeiro inconfidente conquista pela serenidade, intuição e perseverança. Juntas, resultam na perspicácia quase perfeita do exercício da convivência.

Levando para o campo da depressão e problemas psíquicos, sejamos libertos e não libertários. Saibamos decifrar o bom conselho para vencer o combate cotidiano. Jamais se esqueça: Ninguém é depressivo, você pode ESTAR depressivo. Estes estados podem se alterar de acordo com o seu progresso em termos de luta e melhora.

Portanto, desfrute essa fantástica liberdade em querer e poder sair do seu “coma íntimo”, sabendo que o melhor está sempre por vir. Porem, não seja devasso com a própria vida para que a sutileza de suas pequenas ações se transformem em grandes atos de coragem. E assim nascem os vencedores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário