20 de abril de 2010

Receita de livro

Por Marcos Lodi

Neste momento faço um convite a todos os amigos leitores desta coluna. Peguem papel e caneta. Fixem o pensamento no ponto mais importante em toda a sua vida. Reflitam sobre este, visualizando passagens boas e ruins, relativas ao tema. Pode recordar a vontade mesmo que chore um pouco. Depois, comece a descrever sobre estas passagens, em forma de tópico, enumerando um a um, sem ordem de importância.

A partir daí, você começa a explicar melhor estes tópicos em forma de texto, relatando estas histórias separadamente. Pronto! Você acaba de redigir o esboço de seu livro. Será a publicação da sua vida.

Não tenha receio em escrever o que sente ou passou. Agora que já possui este “projeto” montado não precisa se constranger em redigir. Escreva bastante, desgaste o assunto, mergulhe nos fatos e deixe seu punho dolorido de tanto transcrever ou digitar, se preferir.

Quando terminar os textos comece a ler. Aí vem a parte mais importante. Faça uma edição íntima, corrigindo algum equívoco, relatando seus porquês, criando conselhos, conceitos e soluções.

Não perca tempo. Quero compartilhar esta “receita” com você. Vamos escrever histórias e depor fatos que vão ajudar muita gente na reflexão diária, fator humanamente agradável para o crescimento de uma pessoa. Espero seu livro ansiosamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário