6 de maio de 2010

Falando internamente

Por Marcos Lodi

Uma das principais armas do ser humano para neutralizar problemas, pouco utilizada por muitos, é o diálogo intimo. Falar com si próprio é um artifício indispensável para trilhar o caminho do sucesso. É o momento no qual não se ouve nada e você auto analisa suas atitudes e começa a planejar ações futuras. Podemos nos referir como o “balanço” de tudo o que é transmitido como instrução, verdade, mentira, ofensa e elogio para que a partir daí, este conjunto de informações seja tratada pela sua mente definindo seus próprios conceitos.

O "falar interno" se torna exercício diário quando permitido por você. Numa visão de conflitos, por exemplo, nenhum inimigo pode definir quando devemos atacar. Somos nós que decidimos.

Levando para o aspecto da depressão e compulsividade, somente quem medita em si mesmo obtém a melhor reação. Esta vai demonstrar seu caráter, grau de maturidade e instrução. Afinal, a sabedoria gera confiança.

Por mais que o mundo inteiro lhe diga o que precisa ser feito, as decisões partem de suas atitudes. Cada um decide o destino que deseja. Acasos podem existir, porém o que se ganha é definido pela aplicabilidade do seu conhecimento. Remover conceitos errados é tão importante quanto anexar os corretos.

Não tenha medo de se auto confrontar. Somente através do embate particular é preservado o maior relacionamento da sua vida, que é com você mesmo. O pontapé inicial para superar as privações é “fechar o grupo”, estabelecer metas em comum nas quais é propiciada a união do corpo e da mente. Deste modo, surge uma “equipe” forte e preparada para quaisquer desafios.

Por isso use abuse do diálogo intimo. Conheça seus limites, suas virtudes e desejos. Não existem problemas mal resolvidos. O que existem são soluções não encontradas. Seja um sabedor de si mesmo e tenha o poder nas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário