7 de maio de 2010

Em busca de respeito

Por Marcos Lodi

O respeito é um bem adquirido. Alguns passam a vida inteira desejando serem respeitados por determinada razão ou fato e jamais conseguem. Por que isso acontece?

Primeiramente é preciso ressaltar que existe uma diferença gritante entre o medo e o respeito. Muitos que procuram o respeito despertam na verdade, o medo. Quem lhe teme jamais te confronta e isso é ruim, pois apesar de exercer uma dominação aparente, suas verdades são absolutas a ponto de errar achando estar certo. Esse é pior deslize da vida, porque onde não há correção não existem ordem e decorrente o respeito. Os grandes ditadores consistem em tolos refugiados na sua própria ignorância.

Outro ponto importante é a seleção do que é dito e ouvido. Pessoas falarem de nós é algo corriqueiro e normal. A sua receptividade é o determinante para engrandecer ou desmerecer. Lembre-se: Não se preocupe jamais com o que falam. O importante é quem fala. Analise de onde partem as rajadas labiais e saberá se estas são comentários pertinentes para a reflexão pessoal ou coliformes revestidos com altas doses de desânimo direcionados para a sua derrota. E a partir daí comece a relevar ou ignorar.

Não é possível obter o respeito de todos. Porém, visualize a qualidade das pessoas que te respeitam e como é formado este grupo. Muitos se dizem respeitados e são apenas reféns de sua própria soberba. Portanto respeite-se para não adquirir esta viseira proveniente do orgulho. E comece a perceber nas pessoas o que elas tem de melhor para que seja sempre motivo de respeito e referência para a maioria. A prova fiel disso foi Jesus Cristo. Reflita.

Um comentário:

  1. Tem pessoas que usam aquele velho ditado, falem bem ou mal, mas falem de mim, eu não concordo, pois como você disse no texto, devemos ignorar os comentarios que nos fazem mal. E acredito que devemos nos afastar das pessoas que não nos fazem bem. Vamos nos respeitar para que os outros nos respeitem. ÓTIMO TEXTO MARCOS

    ResponderExcluir