16 de maio de 2010

A pergunta do internauta

Gostaria de parabenizar você pelo trabalho exercido no blog. Realmente tem ajudado muitas pessoas. Minha pergunta é com relação aos métodos cirurgicos de reduzir o estômago. Afinal, você passou por este procedimento. Recomenda ou não?

A.M.S.G* Rio de Janeiro, RJ

Resposta:

Quero primeiramente te agradecer pelo carinho e a leitura do blog. O que faço é justamente com o intuito de ajudar o próximo e esta receptividade é incrível.

Com relação a sua pergunta, eu não posso me posicionar recomendando nem ao mesmo tempo recriminando quem faz. Pelo fato de ser uma operação drástica e de risco, me posiciono no seguinte termo: Recomendaria a cirurgia para quem corre risco eminente de morrer em decorrência de doenças ocasionadas pelo excesso de peso.

Falo dessa maneira porque hoje são inúmeros os casos de pessoas que não estão acima do peso com indicação para a cirurgia e, mesmo assim, realizam o procedimento se deparando posteriormente com os problemas pós-operatórios, incluindo disturbios emocionais entre outras intercorrências. Tudo pela falta de preparo antes de se submeter ao procedimento e também anexado a isso a "contra-indicação".

Se o individuo soubesse realmente o quão grandes são as mudanças proporcionadas pela redução de estômago, com certeza procuraria se informar bastante e pensar com muita cautela quanto a realização da cirurgia.

Claro que existem pacientes super obesos e para estes não há outra solução. Somente através da redução eles poderão ter chances de viver. E principalmente nisso que mora o "X" da questão. O paciente portador de obesidade mórbida não tem escolha em muitos casos. Porém, milhares de pessoas que não precisariam passar pelo procedimento, optam por faze-lo pelo simples fato de que o emagrecimento vem depressa. Tudo ilusão.

Em todo o processo o tempo é quem ditará os rumos. Não adianta querer melhorar a saúde a qualquer custo, simplesmente achando que a cirurgia é a resolução do problema. Na verdade consiste em apenas um passo. É preciso pensar muito antes de tomar a decisão de operar, na minha modesta opinião.

Abraços e obrigado mais uma vez!

Por Marcos Lodi


* O blog se reserva no direito de manter a identidade dos internautas em sigilo. Estes são notificados quanto a publicação das perguntas, sempre com autorização prévia dos mesmos.

Um comentário:

  1. No meu caso não tive opção no momento, mas hoje não estou arrependida de ter feito a Gastroplastia, renasci pois senão fosse ela hj concerteza não estaria mais aqui, antes IMC 54 hj IMC 23. E a Saúde muito melhor
    Abraços a todos

    ResponderExcluir