25 de junho de 2010

Reféns do mundo

Por Marcos Lodi:

Existem aqueles que utilizam a bondade alheia como “escada” para alcançar êxito. Também há quem faça para descontar suas raivas e frustrações cotidianas. Deparando-se com corações leves e flexíveis são, em muitos casos, verdadeiros destruidores do sentimento.

Os considerados “bons”, por inúmeras vezes, são vistos como bobalhões. Isso porque não usam de réplica para contestar o que os desagrade. São compreensíveis, amáveis e geralmente sofrem calados para não incomodar até mesmo aquele que o causa mal.

É preciso mudar um pouco estes conceitos. Não adianta sofrermos e sermos reféns do mundo sendo que a mudança só depende de nossas atitudes. O problema reside na impossibilidade nos rebelarmos quando somos feridos. Não se deve deixar o coração nobre e a compreensão de lado. Tais fatores são imprescindíveis na constituição de um ser que age humanamente.

Entretanto o “meio termo” é essencial. Distinguir a verdade da mentira é fácil. Basta analisar como você mentiria numa determinada situação e descobrirá se a pessoa está sendo sincera ou não. Geralmente, o indivíduo que mente para nos “enrolar” causando problemas usa de mentiras tolas, justamente aquelas que convencem sem nenhuma sustentabilidade e somente depois de muito tempo, conseguimos perceber a enganação sofrida.

Seja humilde, caridoso e entendedor. Somado a isso, use a sensibilidade para analisar o outro e perceberá de maneira mais ampla o estereotipo daqueles que vivem para trazer transtorno em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário