15 de dezembro de 2011

Dominar x Líderar: Existe diferença?

Por Marcos Lodi:

Os dominantes muitas vezes não são líderes. Apenas exercem sua condição de imposição de território não sendo vistos com o olhar de respeito. São temidos e jamais conseguem enxergar algo de bom nos seus "dominados".

A escravidão das pessoas sujeitas ao dominante é cruel pela falta de senso crítico. Não se opina, transforma ou emite perspectiva em nenhuma ocasião. Tudo é mantido por uma figura (dominante) e as práticas do "exercicío de poder" recebem doses de violência e desrespeito.

Em contrapartida, os líderes conseguem despertar a cumplicidade de seus subordinados. Não precisam ser intimidadores e procuram ao máximo extrair das pessoas o que elas possuem de melhor para oferecer.

Liderança é arte que requer sabedoria e comprometimento. Todo líder precisa almejar conhecimento, entender o outro (sensibilidade) e verificar fontes de realizações em grupo, afinal não é possível vencer tudo sozinho.

Decida e verifique qual é a sua maneira de lidar com as pessoas e situações onde precisa tomar decisões que influenciem um determinado grupo. Sendo dominante usufruirá da submissão dos outros; Se tornando líder, será visto como exemplo pelos demais e conseguirá constituir uma relação de fidelidade com os mais próximos.

Não domine a qualquer custo. Gerenciar o outro com ética é o caminho nobre para conquistar o status verdadeiro do lider.

Nenhum comentário:

Postar um comentário