2 de janeiro de 2012

Culpado?

Por Marcos Lodi:

Quem inventou a culpa? Piores foram aqueles que se encarregaram de espalhar a mesma pelo mundo. Condenar e sentir-se condenado é algo muito desgastante para conduzir o caminho da vida.
Os erros estão por todas as partes e nós, sem exceção, os cometemos e na maioria das vezes somos incapazes de assumir. Por outro lado, a intolerância do homem nos leva ao não reconhecimento da falha e acaba nos ocasionando “ a razão” mesmo inexistente.
Se levamos um tapa ficamos propícios e “liberados” para o revide, pois o primeiro soco não veio de nossos punhos. Ora, onde fica o ensinamento de Deus que deve-se entregar a outra face àqueles que te esbofeteiam?
É difícil conter a ira, porém o silêncio pode justamente significar “dar o outro lado do rosto”. É pouco provável atacar quem silencia porque a reação é inesperada. Isto é ocasionado pela obrigatoriedade em pensar muito antes de agir. Julgar é a certeza de ser julgado, dia menos dia.
Emudecer perante um problema pode parecer covardia, porém em inúmeros casos significa confessar o desacerto, compreender o outro e esperar qual a sua posição. Reconhecer o erro é passo importante para grandes acertos desde que não se torne rotina.
Não viva culpado pelo mundo porque ninguém pode julgá-lo. Faça de sua mente um grande tribunal para que o veredicto seja dado por ti mesmo. Deste modo saberás onde errou e a trilha certa para transformar a adversidade em alegria. Da mesma forma que restaurar-se, não espalhe a culpa, pois ajuntará belas reflexões e feitos memoráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário