14 de fevereiro de 2012

Pensando

Por Marcos Lodi:

Tenho visto uma multidão de sábios. São muitos deles, no cotidiano em diálogos reais ou virtuais. Tantos conselhos, diversos conceitos e nada muda. Pessoas que nos surpreendem positivamente pelas suas idéias e nos decepcionam pelas ações.

Somente através dos atos é possível construir alguma coisa. Morrem milhares de sábios todos os dias. Pessoas com intelecto apurado para conversar e dar opinião. Cheios de mandamentos e “mapas” para encontrar-se o caminho do sucesso. O triste é que muitos sabedores morrem devedores de seus próprios princípios. Agir é o atributo que move a vida. Pensar é uma simples ferramenta para se aprender a viver. Porém, sem ação o pensar é utópico. Consiste num projeto escrito e jamais concluído.

Quero te convidar a conhecer os dois tipos de sabedoria. O primeiro é o saber maduro. Este é a concretização das idéias que nasceram, cresceram e foram concluídas em grandes obras. É a consolidação do aprendizado somado ao raciocínio. Pessoas assim são consideradas sábias e idealizadoras. Nada fica no papel e todos os projetos têm início e desenvolvimento.

O segundo é o saber imaturo. Vem maquiado de idéias mirabolantes e sugestivas. Tudo está na ponta da língua e nenhuma frase feita passa despercebida. Apesar de possuir várias respostas, nunca se vê solução. É um tipo de sabedoria descartável porque não é consistente. Vemos grandes promessas e nenhuma obra.

Portanto reavalie a sua vida e descubra que tipo de saber adota em seu dia a dia. Não se esqueça de que o maduro tal como fruto pode ser colocado à mesa e degustado com prazer. O imaturo é frágil e acaba se mostrando ineficiente. Descubra o modelo que segue e, no caso da “imaturidade”, acalme-se e comece a agir. A utopia só vira realidade quando o pensamento começa a tomar forma e isto só é possível através das ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário