13 de novembro de 2012

O vírus que destrói

Por Marcos Lodi:


Vamos parar com a intolerância. Gente que só deseja contenda  sofre de pobreza intelectual. Infelizmente não conseguem ver nada positivo, pois nasceram com o vírus do preconceito.

Esta é uma palavra “chave” para estas pessoas: PRÉ CONCEITO.

Desconstruindo descobrimos algo surpreendente. Conceituar algo antes de conhecê-lo a fundo traduz em conceito PRÉ estabelecido. Isto pode ser fatal em questões preponderantes da vida. A escolha de um profissional, o médico para curar a enfermidade, o conselho vindo de alguém.
Quando julgamos estamos desfazendo qualquer possível leque de opçõe,s e destinando as situações numa grande folha dobrada ao meio que traduz em duas possibilidades reais: O erro ou acerto imediatos.

Deste modo o pré conceituoso não enxerga o lado bom. Julga, condena ou absolve o cenário como um verdadeiro juiz. Deixa de lado a possibilidade de conhecer algo novo, compartilhar novas percepções.

Para que isto não ocorra é preciso conhecer para conceituar. Antes de expor um ponto de vista, analise as situações. Estude porque não será um tempo jogado fora. Verificar uma questão analisando-a de várias formas é proveitoso para o desenvolvimento intelectual.

Os ditadores possuem conceitos firmados e por isso são mal vistos. Os líderes são flexíveis e nem por isso deixam de colocar em prática suas decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário