23 de junho de 2010

O que é o limite?

Por Marcos Lodi:

O limite nada mais é do que um fator de impossibilidade quando se deseja chegar a determinado alvo. É o apogeu do esforço. Enxergar limite em alguma coisa pode se tornar perigoso.

Por isso hoje quero refletir com você sobre esta palavra tão bonita e ao mesmo tempo trágica em algumas horas. Superar limites é vencer o extremo, destruir barreiras e provar a si mesmo que é possível chegar mais longe. Porém, se encararmos a limitação como fraqueza e obstáculo insuperável, nada fará sentido em nosso cotidiano.

Não encare a vida como um exercício de superação constante. Acho bonito as pessoas falarem em vencer o próprio limite e não discordo disso. Entretanto, vejo a limitação como etapa a ser percorrida originando outras a fim de consolidar o seu triunfo. O limite não pode existir para quem deseja riquezas ilimitadas.

Todos os nossos dias não são feitos para superar e sim para consolidar o insuperável. Isto consiste na capacidade de reação, raciocínio e praticidade que precisam estar afloradas a todo tempo. Aquele que viver para superar-se geralmente é visto como o bom perdedor, aplaudido, mas nunca notado como vencedor. É a imagem da sociedade moderna, às vezes cruel conosco.

Portanto não seja o herói esforçado e derrotado ao mesmo tempo. Mostre para si mesmo que não precisa superar limites, pois estes não significam nada para você quando se tem um objetivo definido na vida. Dessa forma, não existirão barreiras para a sua vida, transfiguradas na frustração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário