8 de junho de 2010

Os modelos do saber

Por Marcos Lodi:

Tenho visto uma multidão de sábios. São muitos deles, no cotidiano em diálogos reais ou virtuais. Tantos conselhos, diversos conceitos e nada muda. Pessoas que nos surpreendem positivamente pelas suas idéias e nos decepcionam pelas ações.

Somente através dos atos é possível construir alguma coisa. Morrem milhares de sábios todos os dias. Pessoas com intelecto apurado para conversar e dar opinião. Cheios de mandamentos e “mapas” para encontrar-se o caminho do sucesso. O triste é que muitos sabedores morrem devedores de seus próprios princípios. Agir é o atributo que move a vida. Pensar é uma simples ferramenta para se aprender a viver. Porém, sem ação o pensar é utópico. Consiste num projeto escrito e jamais concluído.

Quero te convidar a conhecer os dois tipos de sabedoria. O primeiro é o saber maduro. Este é a concretização das idéias que nasceram, cresceram e foram concluídas em grandes obras. É a consolidação do aprendizado somado ao raciocínio. Pessoas assim são consideradas sábias e idealizadoras. Nada fica no papel e todos os projetos têm início e desenvolvimento.

O segundo é o saber imaturo. Vem maquiado de idéias mirabolantes e sugestivas. Tudo está na ponta da língua e nenhuma frase feita passa despercebida. Apesar de possuir várias respostas, nunca se vê solução. É um tipo de sabedoria descartável porque não é consistente. Vemos grandes promessas e nenhuma obra.

Portanto reavalie a sua vida e descubra que tipo de saber adota em seu dia a dia. Não se esqueça de que o maduro tal como fruto pode ser colocado à mesa e degustado com prazer. O imaturo é frágil e acaba se mostrando ineficiente. Descubra o modelo que segue e, no caso da “imaturidade”, acalme-se e comece a agir. A utopia só vira realidade quando o pensamento começa a tomar forma e isto só é possível através das ações.

3 comentários:

  1. Oi amigo,muito bom o que voce escreveu.De falsos profetas o congresso esta cheio.Tudolindo e maravilhoso,mas só nas palavras.Agir,fazer mudanças com o que fala,nem pensar,pois isso é muito trabalho e falta vontade.E depois meu amigo,quem quer trabalhar,não escreve muito,age.
    Beijinhos

    simone/poa

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo...

    Adorei!!!

    Saudade. Vamos ver se não nos encontramos na quarta!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Seu texto hj atinge todas as areas, eu tinha visto por um Angulo, depois que li o cometário percebi um outro aspecto também.
    Mais uma vez Parabéns Marcos

    ResponderExcluir