22 de dezembro de 2011

O protocolo do sofrimento

Por Marcos Lodi:

Uma das coisas mais deploráveis e ao mesmo tempo inusitadas que assola o ser humano é o tal “protocolo do sofrimento”. Se você ainda nunca ouviu falar nesta expressão descubra um dos principais motivos que fazem muitos de nós aderirmos a estas “formalidades”..

O primeiro fator neste caso está relacionado à surpresa. Se alguém se surpreende positivamente o olhar desconfiado sempre acompanha. Caso a impressão seja negativa, lá se encontram as críticas e conselhos dos mais variados. Então o que fazer?

As pessoas têm o total direito à felicidade. Porém, basta que vejamos alguém feliz e quase sempre nos decai a análise contestatória. Geralmente o individuo não tolera ver o outro em destaque e na maioria dos casos também esconde de si mesmo tal sentimento. Uma pena, pois esta sensação é normal. Os seres humanos, desde os primórdios, já possuíam tal reação. Desde que o outro em questão não seja afetado, é até mesmo compreensível a inveja racional.

Porém, para que seja possível aprimorar-te como pessoa, por que não começar a assumir as surpresas como possibilidades e amenizar o instinto invejoso? Caso não extraia este mal, poderá tornar-se alguém dotado de preconceito dos mais repugnantes.

Pare de achar que o mundo segue um protocolo definido. Largue de mão essa restrição a felicidade alheia para que deste modo possa compartilhar, em paz, as suas próprias alegrias. Torça por todos e saiba que Deus sempre estará torcendo por ti e auxiliando suas decisões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário